Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

domingo, agosto 13, 2006

Clubes de Investimento

INFORMAÇÕES GERAIS

Grupos de pessoas com algum tipo de afinidade e objetivo de investir no mercado de ações podem se reunir em um clube de investimentos.

As principais vantagens de um Clube de Investimentos em relação a um Fundo de Investimentos em ações são:
a maior influência dos membros na gestão da carteira
maior flexibilidade em ajustar a carteira ao perfil do grupo de investidores ( membros )
taxa de administração mais baixa: estrutura de gestão mais enxuta que de um fundo
custos menores: em um clube não há encargos com auditorias, fiscalização da CVM, as correspondências aos cotistas são em menor número e detalhamento
O clube é encarado como o melhor caminho para se iniciar no mercado de ações.
Nele, os riscos são divididos, mas o poder de decisão está bem mais próximo dos investidores do que em um fundo de ações administrado por um banco.

O primeiro clube de investimentos surgiu nos EUA há mais de 100 anos e hoje existem naquele país cerca de 60 mil clubes totalizando mais de um milhão de membros, segundo dados da Proshare, uma organização do Reino Unido dedicada e estimular a atividade.
Tanto nos EUA quanto no Reino Unido, os clubes de investimento dispensam a intermediação de uma instituição financeira e seu atrativo está ligado ao fato de que ele é visto não apenas como uma ferramenta para fazer o dinheiro crescer, mas também como um ótimo caminho para aumentar os conhecimentos e habilidades dos investidores, em um ambiente amigável e divertido.

No Reino Unido existem mais de 8,5 mil destes clubes, dos quais, 44% são formados a partir de grupos de amigos; 33% por colegas de trabalho; 23% por vizinhos; 9% por membros de clubes sociais ou de esportes; e 9% por familiares. E o mais interessante: 46% dos membros realizam suas reuniões em PUB's; 25% em casas dos integrantes; 15% em clubes esportivos ou sociais; e apenas 9% no trabalho.

A procura pelo clube de investimentos está mais ligada à busca de economia com custos de administração do que propriamente com o conceito de conduzir seus recursos pessoalmente.

Os clubes já foram um grande sucesso em operações de desestatização, como na ocasião da privatização da Telebrás. Muitos foram abertos especialmente para essas situações, pois são maneiras práticas e baratas de reunir um grupo de funcionários e dar a eles as decisões sobre suas ações.

Em geral, os clubes são coordenados por corretoras de valores, fato que não impede a atuação mais ativa de seus membros, mas que impõe uma certa distância entre investidor e mercado.

Para o investidor que deseja aproveitar as vantagens de um Clube de Investimento, mas não tem um grupo formado, as instituições possuem carteiras abertas a novas aplicações até que o limite de cotistas seja atingido. Nesse caso, o interessado deve procurar o produto que mais se assemelha ao seu perfil.

Lembre-se: o risco do investimento, através de um Clube, é correspondente ao do mercado acionário, ou seja, o produto exige perfil arrojado e sangue-frio para suportar as turbulências.

Mudanças na Tributação das Operações de Renda Variável:

Fundos de Investimentos em ações e Clubes de Investimentos em ações:
Como era, até 31/12/2004: Imposto de 20% sobre o lucro líquido A partir de 01/01/2005: a alíquota mudou para 15%

Operações em bolsa de valores e de Mercadorias e Futuros Como era, até 31/12/2004: Imposto de 20% sobre o lucro líquido, no mensalão
A partir de 01/01/2005: a alíquota sobre o lucro líquido mudou para 15%. Também é criada a alíquota de 0,005% incidente sobre o valor de alienação (venda) que será retida na fonte

Obs.:
- Os ganhos líquidos auferidos por pessoas físicas em operações no mercado à vista de ações nas bolsas de valores e em ouro ativo financeiro, em vendas de valor mensal até R$ 20.000,00 fica isento do imposto de renda (esse limite é em de R$ 4.143,50 até 31/12)

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.